Manifesto de uma boa tatuagem (part II)

Atualizado: Fev 5

Continuando a nossa conversa da postagem anterior, a gente precisa entender que a tatuagem precisa de cuidados. Se formos analisar, este é um procedimento "micro cirúrgico" onde abrimos a pele e depositamos uma substancia atóxica no organismo e esperamos que ela reaja/cicatrize bem e para que tudo ocorra bem, precisamos cuidar antes, durante e depois do procedimento. Já vimos que é importante pesquisar sobre o estilo de tatuagem que queremos e pesquisar também sobre bons profissionais. Tudo certo, profissional escolhide, tattoo marcada! E agora?

Então, no dia da tattoo é bom que você faça uma boa refeição antes de tatuar, beba bastante água, vá super descansade e se possível com uma roupa bem confortável e mais surradinha  (porque, minha gente, tinta de tatuagem MANCHA). Nada de comidas gordurosas, principalmente carne de porco, embutidos (salame, salaminho, salsicha, linguiça, peito de peru, presunto, kani... ) que são feitos com carne e banha que não tinha mais como aproveitar, e frutos do mar (principalmente camarão e ostras). Se chocolate ou amendoim te der espinhas, evite. Qualquer alimento que te dê algum tipo de reação, evite por uma semana. Outro fato tão importante quanto a alimentação é não ingerir grandes doses de alcool antes, durante ou depois da tattoo. Isso de falarem que álcool anestesia é balela. Álcool afina o sangue e acaba expulsando grandes quantidades de tinta, ou seja, qualquer profissional, vai ter que riscar mais e mais a sua pele e você vai sentir mais dor e se for beber horrores depois de tatuar, vai "sorar", inflamar e a tatuagem não vai cicatrizar bem.

Vamos também evitar a praia e a piscina antes e depois de tatuar. Não vá torrado de sol. A pele fica muito ressecada, mais fina, e o traço estoura com muito mais facilidade. Se chegar no estúdio feito um camarão é bem capaz de você ter que remarcar a tatuagem. Nada de praia ou piscina por 30 dias ou até que a tatuagem esteja cicatrizada. E protetor solar é só depois que cicatrizar por ter certas substancias como o oxybenzone que pode inflamar e até infeccionar a sua tatuagem recente. Nada de exercício físico enquanto ela estiver cicatrizando. Dependendo do esforço que você faça o pigmento pode ir para a camada mais profunda da pele, a hipoderme e vazar. Vai ficar parecendo uma enorme mancha roxa e o laser não tira. Tire umas folgas da academia. Quatro dias tá bom mas não volte pro exercício pra arrebentar a pele, ok?

No final da sessão a gente passa uma camada de plástico PVC que além de proteger a pele ferida contra as impurezas do ambiente e do ar, ajuda a estancar o local tatuado para que a quantidade de tinta perdida através de sangue e plasma, seja a menor possível. O plástico também ajuda a não criar casca, que nada mais é que um "casulo" de plasma, onde por fora endureceu mas por dentro ainda está "sorando" e pode inflamar alem de perder pigmento. Por isso é importante que nas primeiras 24 horas da tattoo, você faça a troca do plástico de três a cinco vezes e sem passar nada. Se você deixa a tatuagem melada/molhada e tampa, vira uma grande proliferação de bactérias. As primeiras 24 horas são para ajudar a estancar, no seco. É lavar bem (com um sabonete antisséptico ou neutro), secar bem (bom que seja com papel toalha já que a toalha de algodão pode deixar algum fiapinho no ferimento) e passar o plástico. Depois dessas 24 horas é tirar o plástico e hidratar.

"Como eu sei que a minha tatuagem está cicatrizando bem?" Uma cicatrização ideal é quando não cria casca, ela descama, feito pele morta de sol, sabe? e para não criar casca nós precisamos hidratar constantemente - sem emplastar o local de pomada, ok? de hora em hora verifique se o local tatuado está seco. Se tiver, aplique uma fina camada de hidratante. O hidratante não pode ter álcool. Pode ser hidratante de bebê, pode ser o da latinha azul da nívea ou o mais orgânico que tiver. Eu também indico o óleo de coco para quem não for alérgico ou manteiga de cacau ou qualquer oléo/ hidratante a base de aloe vera. Há quem use vaselina mas eu não curto pelo simples fato de que a vaselina é proveniente do petróleo e apesar de ser muito usada pela industria da beleza para maquiagem, cosméticos e afins, muita gente acha que ela hidrata mas o que ela faz é reter a umidade da pele e não hidratar, além de não ser um produto sustentável e ecológico.

"Pode usar nebacetin ou bepantol?"

Eu não indico.  O processo de cicatrização da pele é o organismo tentando se defender do corpo estranho (a tinta), e através do plasma ele vai tentar por pra fora o máximo do pigmento que ele conseguir enquanto se regenera e Bepantol e nebacetin são cicatrizantes, ou seja, eles aceleram o processo de cicatrização da pele e pode resultar numa cicatrização hipertrófica (quando fica aquele relevo na tatuagem que muitas vezes incomoda), além de ajudar a pele expelir ainda mais a tinta. Também pode causar inflamações e espinhas (ainda mais se ela for mista ou oleosa). A gente só usa a nebacetin em ultimo caso, se estiver infeccionando e sendo prescrito por um médico porque ela tem antibiótico e nós tatuadores não temos CRM para indicar remédios tópicos.

Voltando a falar (para ficar bem marcado na sua mente), uma boa cicatrização é uma cicatrização bem HIDRATADA. Comer bem, beber bastante água, se hidratar por dentro e por fora SEM EMPLASTAR a pele - é passar uma camada fina de hidratante/óleo natural/restauradora dermal sempre que a tattoo estiver seca. Eu aconselho a passar o hidratante umas cinco vezes por dia por duas semanas. Leva na bolsa pra faculdade, pro trabalho, pro barzinho (mas lembre-se, cuidado com o alcool, ok?) Qualquer dúvida que tiverem é só deixar nos comentários que eu irei responder! Obrigada até aqui!


© 2023 by Urban Artist. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now